1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok com alerta

 

Existem cada vez mais burlas a aparecer pela internet, e depois de esquemas como o Olá mãe/Olá pai, que foi criado no WhatsApp, agora parece que os criminosos estão a voltar as suas atenções para outra plataforma: o TikTok.

 

De acordo com os relatos de vários utilizadores em diferentes plataformas sociais, o TikTok encontra-se a ser alvo de uma nova campanha de burla, onde alguém entra em contacto com os utilizadores, alegando ser o representante do TikTok. Na mensagem, este indica que se encontra à procura de trabalhadores para a empresa, e que estes podem obter rendimentos diários de entre 50 e 800 euros, dependendo do trabalho feito.

 

O esquema começa por direcionar as vítimas para um grupo do WhatsApp, onde se encontram outros alegados “candidatos”, e onde a tarefa passa por “gostar” de alguns vídeos na plataforma. Feito isto, os utilizadores são contactados novamente pelo representante, que agora indica terem sido aceites no recrutamento, e direciona as potenciais vítimas para um site de registo na empresa.

 

Este site requer a introdução de vários dados pessoais, que caso seja feito, ficam em controlo dos atacantes e podem ser usados para os mais variados fins. Em alguns casos são mesmo requeridos dados bancários ou de cartões de crédito, como “validação de identidade”.

 

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção a qualquer link externo que seja recebido de forma desconhecida e irregular, o que inclui mensagens pelo TikTok ou qualquer outra plataforma social.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech